[filmes]

Baixar o catálogo da mostra
Download (2,7MB)

A Estrela Sobe

A Estrela Sobe

dir Bruno Barreto rot Leopoldo Serran, Carlos Diegues e Bruno Barreto

Nos anos 1940, Leniza (Betty Faria) é uma moça de família modesta que sonha em ser uma grande cantora de rádio. Ela, porém, não enxerga os meios que a levarão a ter acesso a esse mundo. Um dia, conhece Mário Alves (Carlos Eduardo Dolabella), vendedor de aparelhos de rádio que lhe promete apresentá-la ao seu amigo Porto (Nelson Dantas), diretor da Rádio Metrópolis. A partir de seu primeiro teste, a candidata a estrela vai pouco a pouco subindo os degraus da fama e se envolvendo com diferentes amantes.

ver ficha completa

A Grande Cidade

A Grande Cidade

dir Carlos Diegues rot Carlos Diegues e Leopoldo Serran

Vinda do Nordeste, Luzia (Anecy Rocha), chega ao Rio de Janeiro à procura de seu noivo, Jasão (Leonardo Villar). Na busca, Luzia conhece Calunga (Antônio Pitanga), típico malandro carioca que a introduz à cidade, e Inácio (Joel Barcellos), também migrante nordestino, que anseia em voltar à sua terra. Luiza descobre que Jasão mora numa favela e que havia se tornado um temido marginal. Antes que possa, com seu amor, redimi-lo e salvá-lo de seu inevitável destino, ela e Jasão acabam sendo peças dos conflitos e da violência de uma cidade grande.

Film restored by the Archives françaises du film du Centre national du cinéma et de l’image animée

ver ficha completa

A Máfia no Brasil

A Máfia no Brasil

dir Roberto Faria e Maurício Farias rot Lepoldo Serran

A polícia encontra uma jovem assassinada e relaciona o crime às atividades de uma quadrilha de drogas. Um dos personagens centrais dessa quadrilha é Lucien (Reginaldo Faria). Ele é um dos principais líderes da máfia no país e filho do poderoso chefão (Claude Haguenauer) da União Corsa. Lucien disputa a autoridade dentro da organização com Lorenzo (Mário Civelli), seu antagonista. Lucien conhece a modelo Heloísa (Márcia Porto), jovem de classe média que tem sonhos de ascensão social. Os dois se apaixonam e iniciam um romance arrebatador. Heloísa sente-se muito feliz ao lado de Lucien, pois ele lhe oferece todo o conforto e status com que sempre sonhou. A jovem não sabe, no entanto, que Lucien está ligado a atividades ilegais.

ver ficha completa

Bye Bye Brasil

Bye Bye Brasil

dir Carlos Diegues rot Carlos Diegues e Leopoldo Serran

A dançarina Salomé (Betty Faria), o mágico Lorde Cigano (José Wilker) e o musculoso Andorinha são artistas ambulantes que cruzam o Brasil com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para camponeses, cortadores de cana e índios, sempre fugindo da concorrência da TV. Numa pequena cidade do Nordeste, à beira do São Francisco, eles aceitam um voluntário que passará a fazer parte da trupe, o sanfoneiro Ciço (Fábio Júnior), que traz com ele sua esposa grávida Dasdô (Zaira Zambeli). Ciço se apaixona por Salomé, e enquanto o caminhão da Caravana Rolidei atravessa o interior do Brasil até chegar a Belém, os componentes da trupe vão vivendo situações decorrentes de suas aventuras e de seus amores.

ver ficha completa

Carga Pesada

Carga Pesada

dir Marcos Paulo e Roberto Naar rot Leopoldo Serran

Bino (Stênio Garcia) se tornou um pequeno empresário, dono de três caminhões, mas enfrenta um drama pessoal ao descobrir que tem um tumor. Bino aguarda o resultado da biópsia para saber se o tumor é ou não maligno. Ao se deparar com o medo da morte, ele decide convidar o seu antigo parceiro Pedro (Antônio Fagundes), ainda caminhoneiro, para uma última viagem de caminhão cruzando todas as regiões do país. Nessa grande viagem muitas aventuras acontecem, porém, a maior delas é a luta contra a morte.

ver ficha completa

Copacabana me engana

Copacabana me engana

dir Antônio Carlos da Fontoura rot Leopoldo Serran, Armando Costa e Antônio Carlos da Fontoura

Marquinhos (Carlo Mossy), jovem de vinte e poucos anos, é o protagonista desta crônica da juventude da zona sul carioca, captada no calor dos anos 1960. Desorientado a respeito de seu futuro e sem rumo na vida, o jovem divide seu tempo entre o futebol de areia e as saídas noturnas com seus amigos. Contrário aos modelos representados por seus pais, notórios símbolos da classe média, Marquinhos enxerga no romance com Irene (Odete Lara), uma mulher casada de 40 anos, a possibilidade da abertura de novos horizontes.

ver ficha completa

Desesperato

Desesperato

dir Sérgio Bernardes rot Leopoldo Serran e Sérgio Bernardes

No meio do turbulento ano de 1968, Antônio (Raul Cortez), um escritor bem nascido, permanece isolado em sua imensa casa por conta dos ajustes finais de seu último romance. Envolvido com seu último trabalho – um relato sobre um líder popular – Antônio se vê entre o anseio utópico de revolução de seu personagem e o ambiente burguês do qual faz parte. Entre o espírito combativo e o desejo de transformação de seu universo ficcional e o tédio e a estagnação de seu cotidiano, Antônio é a representação do intelectual perdido frente a uma nova conjun-tura que não pode compreender.

ver ficha completa

Dona Flor e Seus Dois Maridos

Dona Flor e Seus Dois Maridos

dir Bruno Barreto rot Leopoldo Serran, Eduardo Coutinho e Bruno Barreto

Durante o carnaval de 1943 em Salvador, Vadinho (José Wilker), mulherengo e jogador inveterado, morre e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois, apesar de seus defeitos, Vadinho era um excelente amante. Após algum tempo, a jovem e bela viúva se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Dona Flor passa então a ter uma vida estável e tranquila, porém sente que falta alguma coisa. De tanto “chamar” pelo primeiro marido, ele um dia aparece em sua cama, pronto para saciar seus desejos.

ver ficha completa

Eu Matei Lúcio Flávio

Eu Matei Lúcio Flávio

dir Antônio Calmon rot Leopoldo Serran

Mariel Maryscôtt nasceu e criou-se em Bangu. Desde cedo fascinou-se pela riqueza da Zona Sul, com a qual dialoga por meio de seu trabalho como salva-vidas, leão de chácara das boates da moda e segurança de juízes e ministros. Até que um dia é chamado para entrar na polícia devido ao seu porte físico, talento para a briga e boa pontaria. Logo depois, é convidado pelo delegado Goulart (Celso Faria) a integrar uma tropa de elite, um grupo especial cognominado “Homens de Ouro”, mais conhecido como “Esquadrão da Morte”. Lúcio Flávio (Paulo Ramos) é um criminoso que chama a atenção da mídia pela grande quantidade de assassinatos a ele atribuídos. O Esquadrão da Morte descobre que Lúcio Flávio exerce a função de queima de arquivo numa quadrilha de roubo de carros. Para surpresa de Mariel, o delegado Goulart também faz parte da quadrilha. Mesmo assim, ele não se intimida. Mata o líder da quadrilha e continua perseguindo Lúcio Flávio.aixa, desde cedo fascinou-se pela riqueza da Zona Sul, principalmente pelas luzes de Copacabana. Dialoga com o universo da burguesia, mundo que não lhe pertence, por meio de seu trabalho como salva-vidas, leão de chácara das boates da moda e segurança de juízes e ministros. Até que um dia é chamado para entrar na polícia devido ao seu porte físico, talento para a briga e boa pontaria. Logo depois, é convidado pelo delegado Goulart (Celso Faria) a integrar uma tropa de elite, um grupo especial cognominado “Homens de Ouro”, mais conhecido como “Esquadrão da Morte”. Lúcio Flávio (Paulo Ramos) é um criminoso que chama a atenção da mídia pela grande quantidade de assassinatos a ele atribuídos. O Esquadrão da Morte descobre que Lúcio Flávio exerce a função de queima de arquivo numa quadrilha de roubo de carros. Entretanto, para surpresa de Mariel, o delegado Goulart também faz parte da quadrilha. Mesmo assim, ele não se intimida. Mata o líder da quadrilha e continua perseguindo Lúcio Flávio.

ver ficha completa

Faca de Dois Gumes

Faca de Dois Gumes

dir Murilo Salles rot Leopoldo Serran

Jorge Bragança (Paulo José), advogado de família ilustre e marido apaixonado, descobre que sua mulher o está traindo com seu sócio e melhor amigo. Jorge planeja vingança, meticulosamente bem preparada. Mas sua atitude passional acaba por levá-lo a se envolver numa série de acontecimentos imprevistos que transformam sua vida numa faca de dois gumes.

ver ficha completa

Ganga Zumba

Ganga Zumba

dir Carlos Diegues rot Leopoldo Serran, Carlos Diegues e Rubem Rocha Filho

No inicio do século XVII, durante a colonização portuguesa no Brasil, alguns negros trazidos da África como escravos, não suportando o cativeiro, fugiram para o interior do país onde fundaram aldeias negras chamadas “Quilombos”. Destes, o mais famoso foi o de Palmares, na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas, que sobreviveu por quase um século, onde se destacou a figura de Ganga Zumba. Aqui, ele é mostrado em seus anos de formação, quando, nascido e criado na senzala, se revolta contra a opressão e inicia a sua jornada com outros companheiros rumo à liberdade.

Film restored by the Archives françaises du film du Centre national du cinéma et de l’image animée

ver ficha completa

Gente Fina é Outra Coisa

Gente Fina é Outra Coisa

dir Antônio Calmon rot Leopoldo Serran e Antônio Calmon

Como diz a música tema, “o Tadeu é pobre, pobre do Tadeu, mas, por alguns momentos, o mundo dos ricos é seu”. Tadeu (Ney Sant’Anna) é um jovem migrante que chega ao Rio de Janeiro para trabalhar nas mansões da elite carioca. Em cada um dos três episódios, Tadeu trabalha para diferentes patrões, participando de uma verdadeira luta de classes em que o poder financeiro da burguesia só poderá ser confrontado pelo único bem que possui: o próprio corpo.

ver ficha completa

Marília e Marina

Marília e Marina

dir Luiz Fernando Goulart rot Leopoldo Serran e Luiz Fernando Goulart

Marília (Kátia D’Angelo) e Marina (Denise Bandeira) são irmãs, com temperamentos e vidas distintas, criadas por uma mãe protetora e controladora (Fernanda Montenegro), desde a morte do pai. Marina, a mais velha, é independente, trabalha, namora e faz sexo com quem escolhe. Marília, a mais nova, é virgem, estudante secundarista e namora há dois anos um bom partido na sala de casa sob os olhos vigilantes da mãe. As duas meninas estabelecerão um pacto que as marcará para sempre.

ver ficha completa

Máscara da Traição

Máscara da Traição

dir Roberto Pires rot Roberto Pires

Dr. Carlos (Tarcisio Meira) é chefe do Departamento de Finanças do Maracanã. César (Cláudio Marzo), contador e artista plástico frustrado, é seu subordinado. O chefe persegue e humilha o empregado, até que Cristina (Glória Menezes), esposa de Carlos, encontra César próximo a uma galeria de arte e o convida para ir ao seu ateliê no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Eles iniciam um romance e logo tramam um grande golpe, que consiste em roubar a renda de um importante jogo do Maracanã e incriminar Carlos por meio da confecção de uma máscara perfeita de seu rosto.

ver ficha completa

Na Boca Do Mundo

Na Boca Do Mundo

dir Antônio Pitanga rot Leopoldo Serran

Antônio (Antônio Pitanga) ama Terezinha (Sibele Rúbia) e seu objetivo é deixar Atafona, pequena cidade de pescadores, que não oferece maiores perspectivas de vida. Antônio trabalha em um posto de gasolina, enquanto Terezinha passa os seus dias vendendo caranguejos aos poucos turistas que aparecem. É quando chega Clarisse (Norma Bengell), mulher rica da cidade grande. Ao conhecer Antônio, pouco a pouco Clarisse vai se interessando por aquele homem pobre e rude. O romance que começa a surgir entre os dois não abala Terezinha, que o vê como a grande chance de abandonar a vila e realizar seus planos de ascensão social. Para isso, estimula os encontros dos dois, sugerindo a Antônio que engravide Clarisse.

ver ficha completa

Nos Embalos de Ipanema

Nos Embalos de Ipanema

dir Antônio Calmon rot Leopoldo Serran, Armando Costa e Antônio Calmon

Toquinho (André de Biase), rapaz pobre, mora em Marechal Hermes com a mãe viúva e a irmã caçula. Sua grande ambição é mudar de vida: sair do subúrbio, se tornar um grande campeão de surf e viver no Havaí. Passa a maior parte do tempo na praia de Ipanema, acompanhando as proezas dos surfistas. Toquinho tem outros motivos para frequentar o local: Patrícia (Zaíra Zambelli), menina rica e liberada, é seu sonho de consumo e passaporte para uma vida melhor. Para atender aos caprichos de Patrícia, Toquinho deixa-se seduzir por André (Paulo Villaça), homossexual que em troca de carinhos, promete-lhe a sua tão sonhada viagem ao Havaí.

ver ficha completa

O Bom Marido

O Bom Marido

dir Antônio Calmon rot Leopoldo Serran, Armando Costa e Antônio Calmon

Afraninho (Paulo César Pereio) leva com a mulher, Malu (Maria Lúcia Dahl), uma vida acima de suas possibilidades. Seus negócios vão mal e ele recorre ao industrial alemão Fassbinder (Renato Coutinho), que concorda num contrato de financiamento milionário desde que disponha dos favores sexuais de Malu. O acordo deverá ser concretizado na casa de Afraninho, em Teresópolis, onde será servida uma feijoada. Entretanto, a queda de uma barreira impede que os donos da casa subam a serra. Enquanto isso, os empregados da casa começam a fazer sua própria festa.

ver ficha completa

O Golpe Mais Louco do Mundo

O Golpe Mais Louco do Mundo

dir Luciano Salce rot Leopoldo Serran, Aramando Costa e Fabrizio Zampa

Leleco (José Wilker), carioca, malandro e preguiçoso, prefere passar o tempo jogando sinuca, esperando o dia de dar sua grande tacada. Das Dores (Vitória Chamas), companheira de Leleco, trabalha em vários lugares para manter o barraco sempre arrumado e abastecido. Raimunda (Maria Rosa), irmã de Das Dores, é uma linda prostituta que no momento está sendo cortejada por um sheik interessado em se casar com ela. O italiano Carcamano (Adolfo Celi) é o cafetão de Raimunda que, aproveitando da paixão do magnata, traça um plano para sequestrá-lo. O alemão Kranz (Paolo Villagio) é um psicanalista de araque. Esses cinco personagens se encontram e se apoderam do plano de Carcamano para sequestrar o poderoso sheik.

ver ficha completa

O quatrilho

O quatrilho

dir Fábio Barreto rot Leopoldo Serran

Em 1910, na pequena comunidade de Santa Corona, o Padre Giobbe celebra o casamento de Ângelo (Alexandre Paternost) e Teresa (Patrícia Pillar). Após a cerimônia, ele a lembra de um costume de seus antepassados: como primogênito, deverá abandonar a terra depois do casamento do irmão mais moço e procurar um lote para cultivar. Enfrentando dificuldades na vida conjugal, a bela Teresa reencontra a prima Pierina (Glória Pires), uma mulher rústica, e o marido Mássimo (Bruno Campos), elegante e sedutor. Os dois jovens casais decidem então morar juntos para melhorar de vida. Um romance entre Mássimo e Teresa, sob o mesmo teto de seus cônjuges, vai alterar a vida de todos para sempre.

ver ficha completa

O que é isso, Companheiro?

O que é isso, Companheiro?

dir Bruno Barreto rot Leopoldo Serran

O Brasil atinge o auge da ditadura militar após a decretação do AI-5, em 1968, que provoca censura à imprensa e perda de direitos civis. Inúmeros militantes de esquerda são presos e torturados. Em 1969, um grupo de jovens opta pela clandestinidade e pela luta armada. Para romper o “muro do silêncio”, eles tramam o primeiro sequestro de um embaixador com fins políticos. O alvo é o embaixador americano (Alan Arkin) e para libertá-lo, os militantes exigem a leitura de um manifesto pela TV e a libertação de companheiros presos.

ver ficha completa

Plantão de Polícia

Plantão de Polícia

dir Antônio Carlos da Fontoura, José Carlos Pieri, Marcos Paulo, Jardel Mello e Luís Antônio Piá rot Leopoldo Serran, Aguinaldo Silva, Doc Comparato, Antônio Carlos da Fontoura, Bráulio Pedroso e Ivan Ângelo

Herói da redação do jornal carioca Folha Popular, o repórter policial Waldomiro Pena (Hugo Carvana), parece ser o último jornalista romântico. Um tipo que começa a desaparecer com o surgimento de uma imprensa moderna, preocupada principalmente com a expressão neutra e objetiva do fato, que chega à redação na pessoa de Serra (Marcos Paulo), jovem editor que tem a missão de mudar radicalmente o jornalismo e a imagem do jornal. No meio do confronto entre Pena e Serra está a jovem repórter Bebel (Denise Bandeira), de família de classe média alta, que escolheu o jornalismo policial como uma oportunidade de exercitar seu aguçado senso de justiça. Fascinada por Waldomiro, forma com ele uma dupla inseparável. Se envolvem em situações perigosas, frequentam lugares suspeitos e lidam cara a cara com figuras do submundo.

ver ficha completa

Se Segura Malandro

Se Segura Malandro

dir Hugo Carvana rot Leopoldo Serran, Armando Costa e Hugo Carvana

Paulo Otávio (Hugo Carvana) comanda do alto de um morro carioca uma popular estação de rádio clandestina, cujo slogan é “sorrindo se chega mais fácil ao meio do inferno”. Sua única repórter, Calói Volante (Denise Bandeira), cobre, de bicicleta, os acontecimentos cotidianos da grande metrópole, como o caso do charmoso ladrão, Zatopek do Crime, que assalta os transeuntes em seu uniforme de ginasta, ou o de Alcebíades, modesto burocrata, que enlouquece no dia de receber um relógio de ouro pelos seus trinta anos de funcionário padrão e pontual, sequestrando o elevador de sua empresa, dentre outras crônicas da cidade.

ver ficha completa

Tudo Bem

Tudo Bem

dir Arnaldo Jabor rot Arnaldo Jabor e Leopoldo Serran

Uma família de classe média do Rio de Janeiro decide reformar o apartamento para o noivado da filha. O pai, Juarez (Paulo Gracindo) está sofrendo de impotência e Elvira (Fernanda Montenegro), sua mulher, sofre sentindo-se rejeitada. A filha (Regina Casé) namora um executivo americano e só pensa em comprar roupas. O filho (Luiz Fernando Guimarães) trabalha como relações-públicas de uma multinacional e se esmera em atender o telefone em inglês. Aparecida (Maria Sílvia), a cozinheira, é uma grande benzedeira. Zezé (Zezé Mota), a arrumadeira, se prostitui nas horas vagas para aumentar sua renda. Durante a reforma, a família padece de vários problemas, desde os intrínsecos à obra até situações inusitadas, como a família de um dos pedreiros que, não tendo onde morar, decide buscar abrigo na sala do apartamento.

ver ficha completa